Português (Brasil) English (United States)

Vacinação


A vacinação é considerada atualmente o método mais eficaz, seguro e barato de garantir a saúde dos nossos gatos.
A vacina não é um agente químico, e sim um agente biológico, pois através de pequenas partículas de antígenos, ou seja, de agentes causadores da doença, que presentes nas doses de vacinas, estimularão o sistema imunológico dos gatinhos e proporcionarão a criação de anticorpos.
Caso o gatinho seja exposto ou contaminado por algum destes agentes, seu organismo estará preparado para reconhecê-lo, pois previamente já foi exposto ao antígeno.
O reconhecimento do agente infeccioso faz com que o corpo do gatinho consiga neutralizar a ação do vírus antes que ele se multiplique e a doença se estabeleça.
Enquanto o filhote é amamentado pela mãe, está protegido pelos anticorpos da mãe que são passados pelo leite. No entanto, quando próximo dos 50 dias de idade, estes anticorpos estarão muito diminuídos no corpo do filhote, e como ele ainda não adquiriu sua própria imunidade, estará indefeso frente a estes antígenos.
É exatamente nesta fase que ele deverá receber a primeira dose da vacina, seguida de mais dois reforços, que deverão ser feitos a cada 25 dias de intervalo, entre uma e outra.
É importante saber que os filhotes que ainda estão mamando não devem ser vacinados pois os anticorpos da mãe estarão circulantes no organismo dele e a vacina não surtirá os efeitos desejados.
Filhotes imunodeprimidos, ou seja, que estejam doentes ou passando por algum tipo de tratamento medicamentoso, de igual forma não devem receber a dose de vacina. Aguarde até seu pleno restabelecimento antes de iniciar ou reiniciar o protocolo de vacinação.
OBS. Apenas a aplicação da vacina nos dias recomendados não garantirá uma perfeita imunização ao seu filhote. As condições de transporte, refrigeração e armazenamento das doses farão toda a diferença.
Recomendamos que estas vacinas sejam aplicadas por um Médico Veterinário de sua confiança, que certamente conhecerá todos os protocolos de segurança necessários para este tipo de produto.

A seguir apresentamos uma programa de vacinação que se seguido corretamente, garantirá saúde e proteção ao seu filhote

Idade Vacina Proteção Reforço
60 Dias 1ª Dose
Vacina Trípla

Ou

Vacina Quádrupla

Rhinotracheitis
Calicivirosis
Panleucopenia

+

Clamidia

90 Dias 2ª Dose
Vacina Trípla

Ou

Vacina Quádrupla

Rhinotracheitis
Calicivirosis
Panleucopenia

+

Clamidia

120 Dias 3ª Dose
Vacina Trípla

Ou

Vacina Quádrupla

Rhinotracheitis
Calicivirosis
Panleucopenia

+

Clamidia
Anual
5-6 Meses Anti-Rábica Contra raiva Anual


Texto elaborado pela Dra. Sonia Soares
Gatil SpazioFellini
Visite-nos também no