Português (Brasil) English (United States)

Padrões


Estes padroes sao estabelecidos pelas Federaçoes Internacionais de Felinofilia Os Persas e Exóticos devem possuir:

Corpo Compacto, maciço e robusto
Cabeça grande, redonda e abobadada
Orelhas bem separadas e pequenas e com belos tufos de pêlos
Olhos grandes de cor cobre intenso e brilhantes
Bochechas cheias
Nariz achatado e curto, posicionado bem na linha inferior dos olhos
Patas grossas e curtas
Cauda curta em relaçao a seu corpo
Ossatura forte e pesada

SHOW - ( PARA SHOW ) - Sao os conhecidos gatos extremados ou aqueles que apresentam o nariz bem enterrado na carinha e com ele posicionado acima da linha inferior dos olhos. Possuem todas as características exigidas pelas federaçoes, e estao aptos a participar de Exposiçoes Nacionais e Internacionais, com grandes chances de obter boas classificaçoes e premiaçoes. De acordo com o julgamento dos Juízes, que possuem a visao do padrao mundial da raça, estes gatos recebem uma pontuaçao que farao dele futuros GC, DGC, TCG, QGC e SGC.


Persa SHOW

Exótico SHOW

BREEDER - ( PARA CRIAÇÃO ) - Sao gatos provenientes de excelentes linhagens, filhos de campeoes, mas que algum motivo, nao nasceram com as todas as características descritas acima e que seriam necessárias para ser um gato Show. Pequenas variaçoes podem estar presentes no fenótipo do gato, como por exemplo, cauda mais alongada, nariz um pouco mais abaixo do desejado, orelhas mais altas, coloraçao de olhos não tão boas, entre outras. Estes animais possuem excelente Pedigree, carregam uma boa genética e possuem boas chances de gerarem filhotes melhores do que eles, se forem submetidos a um trabalho de melhoramento genético.


Persa BREEDER

Exótico BREEDER

PETS - ( PARA COMPANHIA ) - Sao filhos de pais puros de raça, e portanto, registrados como tal, porém nao possuem fenotipicamente ( características de podemos visualizar no gato ), as qualidades desejadas pelo padrao mundial da raça e portanto nao sao animais destinados r reproduçao e sim r companhia somente. Estes animais de acordo com o código de ética das Federaçoes Internacionais, devem ser castrados para permitir que a perpetuaçao das características das raças sejam feitas pelos animais que reúnem as qualidades desejadas, no caso, os Breeders e Shows.


Persa PET

Exótico PET

TOP SHOW

Este é um padrao que nao utilizamos no nosso Gatil, pois entendemos que os TOPS, sao gatos que já atingiram um grau de beleza onde nada pode ser melhorado, ou aperfeiçoado. Observe o posicionamento no nariz, que se coloca bem mais acima que a linha inferior dos olhos.

Costumamos dizer que quando este gato nascer na nossa criaçao, nosso trabalho terá chegado ao final e nada mais será necessário fazer, entao encerraremos nossas atividades, castraremos o animal e ele será único, sem direito a cópias.

Alguns criadores utilizam este padrao, que significa um gato melhor ainda que os classificados como SHOW. Eles seriam assim:


Persa TOP SHOW

Exótico TOP SHOW

IMPORTANTE

No Gatil SpazioFellini, todos os filhotes sao registrados independentemente do padrao com que nascem, pois entendemos que o único documento legal que atesta a legitimidade e pureza da raça é o registro de Pedigree. Sem ele, seria a mesma coisa que atestar que o filhote nao existe.



Texto elaborado pela Dra. Sonia Soares
Gatil SpazioFellini
Visite-nos também no