Português (Brasil) English (United States)

Características das Raças


EXOTIC SH

Com o ritmo de vida que a maioria das famílias está sendo obrigada a adotar, hoje em dia, o gato tem sido transformado no animal de estimação ideal para se ter como companhia. Ambientam-se facilmente em apartamentos ou em casas, não fazem barulho, são higiênicos e não precisam ser levados para passear diariamente.
Contrariamente aos Persas, que necessitam de cuidados diários intensos com a pelagem longa para que fiquem sempre bonitos, os Exóticos surgem como alternativa para pessoas que não abrem mão das características dos Persas, mas que também não dispõem de algumas horas diárias para cuidar do seu visual.
Os Exóticos possuem uma pelagem densa, aveludada, macia, com pêlos de comprimento médio, eriçados em função dos subpêlos característicos, que somados dão a eles um aspecto arredondado, parecendo verdadeiros ursinhos.
Sua pelagem maravilhosa e original requer menos cuidados diários, podendo ser penteados de 2 – 3 vezes na semana.
Os Exóticos possuem temperamento semelhante ao que encontramos nos Persas, quase não vocalizam, são doces, afetuosos, calmos e muito simpáticos.
Embora suas características sejam em muito semelhantes aos Persas, os Exóticos são mais ativos, brincam mais e pulam até a completa exaustão, para depois caírem em sono profundo e invejável, enquanto que os Persas preferem descansar para poderem dormir mais.
O ato de abraçar seu dono, se aconchegar em seu colo, deitar no seu pescoço são gestos comuns à raça, que acabam por encantar a todos que o conhecem.
Quando se fala em gatos afetuosos, a impressão primeira que se tem, é de que a fêmea é que possui esta característica, e que os machos são mais agressivos e indelicados, mas o que se nota na prática é exatamente o contrário, ou seja, os machos são mais dóceis, e as fêmeas mais temperamentais.

Características da Raça
Estrutura: Deve ser forte, robusto, mas não gordo, de porte médio para grande, aparentar vigor, porém com elegância.
Cabeça: Deve ser maciça com crânio largo e ossos arredondados. Devem possuir nariz curto, arrebitado e estar localizado na linha inferior dos olhos e aprofundado entre os olhos. Mandíbulas e maxilas devem ser largas e poderosas, e o queixo bem desenvolvido. Bochechas cheias e proeminentes. Os dentes devem estar posicionados corretamente favorecendo a oclusão perfeita. Orelhas devem ser pequeninas , redondas, inseridas bem separadamente na cabeça. Olhos devem ser grandes e redondos e estarem inseridos bem separados um do outro, dando ao animal uma expressão meiga e doce. As cores deverão seguir o padrão da pelagem: cobres, azuis e verdes.
Pescoço: curto e forte.
Corpo: Deve ser curto. Ombros e quadris devem ter a mesma largura. A ossatura deve ser forte e a musculatura bem desenvolvida. As fêmeas podem ser proporcionalmente menores.
Membros Anteriores e Posteriores: Os membros devem ser curtos e grossos. Os pés devem ser grandes e redondos
Cauda: Deve ser curta, reta e proporcional ao comprimento do corpo.
Pelagem: Deve ser densa, macia, vistosa e eriçada.




PERSAS

O gato persa é caracterizado por ser "caseiro". Gosta do ambiente familiar e não costuma passear tanto quanto o Siamês. Ao longo dos anos o perfil morfológico da raça modificou-se com a seleção de gatos com a cabeça mais arredondada e o focinho afundado. Os persas da atualidade são muito diferentes dos persas de 30 anos atrás, e muitas pessoas, na verdade, não conhecem o padrão da raça, embora ela seja considerada a mais famosa e difundida. É comum, num primeiro contato com animais tipo show (aqueles que reproduzem perfeitamente o padrão definido para a raça), um estarrecimento em relação ao focinho e do "break" do nariz do persa atual.
Tamanho médio a grande. Tipo brevilíneo, de corpo maciço. Os membros são curtos. A pelagem é muito comprida. Peso:3,5 a 7 Kg.

O persa foi usado, e serve ainda, no mundo todo, para o desenvolvimento de outras raças. Algumas das raças que possuem linhagem persa são o Himalaio (persa tipo color point), o Exótico (persa de pêlo curto), o Sagrado da Birmânia, o Selkirk e o Pêlo Curto Britânico, entre outros. Infelizmente, além das características desejáveis que os criadores buscam ao realizar o cruzamento com determinada linhagem, as características indesejáveis também podem estar presente no final do processo. Assim, estas raças, bem como a persa, tem grande prevalência de problemas renais, e a patologia mais observada nestes gatos, sobretudo nos machos, é a PKD, ou "Doença do Rim Policístico
Cabeça: redonda, maciça, abobadada. O crânio deve ser largo e redondo e a testa, arredondada. Bochechas: redondas e cheias. Nariz: Largo e curto, com Break bem marcado entre os olhos. O focinho deve ser curto e largo, e o queixo forte. A mandíbula deve apresentar-se larga e forte. Orelhas: pequenas, arredondadas nas pontas, distantes uma da outra, com pelagem proeminente. Os olhos devem ser grandes, redondos, distantes, e de cor intensa e profunda, sendo geralmente ouro a cobre, ou verde nos chinchilas, silver e golden; azul nos colourpoint; odd-eyed em alguns brancos.
Pescoço: curto e forte.
Corpo: médio a grande, maciço. A ossatura deve ser curta e maciça, com musculatura bem desenvolvida.
Patas: curtas, fortes, paralelas. Pés: redondos, largos, fortes, com tufos de pelos entre os dedos.
Cauda: curta, proporcional ao corpo, com pêlos longos.
Pelagem: deve ser cheia, densa, sedosa
Temperamento: é um gato dócil, calmo, sociável, afetuoso, tranqüilo. Convive bem com outros animais.
Cuidados: A pelagem demanda cuidados diários, como escovação, e mensais, como banhos. A tosa higiênica é uma boa opção para manutenção da assepsia do gato. Gatos extremados (com break muito pronunciado, ou seja, com o nariz muito afundado) exigem cuidados com os olhos. O entupimento do canal lacrimal pode ocorrer, e a limpeza dos olhos deve ser diária. É importante, ao adquirir um exemplar, observar os testes para PKD, que devem ser negativos para pais e filhote (a doença é genética).
Penalidades: cabeça comprida ou estreita; nariz comprido; focinho estreito; prognatismo evidente (+3mm); orelhas grandes e pontudas, próximas uma da outra; olhos pequenos, de cor muito pálida (amarelo claro); cauda muito longa; pés ovais; malformações na cauda ou mandíbula.


Visite-nos também no