Português (Brasil) English (United States)

Banho


Ao contrário do que se ouve dizer a respeito de gatos, os banhos, se dados no seu gatinho desde filhote, serão muito bem aceitos quando crescerem e farão deste momento um tempo gostoso de interação com o seu dono, pois aqueles minutos serão somente dos dois.
Acostume-os a banhos semanais ou quinzenais regularmente, com água morna para quente ou conforme o gosto do seu gatinho.
Utilize de preferência uma Linha de Produtos que tenha sido desenvolvida e testada para utilização em animais, evitando reações e irritações na sua pele tão delicada.

Produtos Naturais são mais que indicados, pois não possuem corantes, químicas, não agridem a pele e nem o pelo dos animais, não irritam os olhos e não danificam as mãos do banhista, que muitas vezes são seus próprios donos.

A seguir, mostraremos um Banho – Passo a Passo, que pode ser realizado por você mesmo.

1º - Escove seu gatinho de maneira que não haja nós da pelagem dele. Nós impedem a penetração dos produtos e certamente o resultado não será o mesmo ao final do processo. Utilize um Fluído Desembaraçador se necessário.

Importante:

  • Antes de iniciar o banho, e principalmente se você não possui a prática de banhista, proteja os ouvidos do seu gatinho, com um chumaço de algodão de maneira que a água não adentre os ouvidos dele.
  • Coloque no piso da banheira, um tapete ou um deck antiderrapante para que seu gatinho não escorregue no piso e possa se sentir seguro enquanto você o manuseia.

2º - Molhe seu gatinho totalmente antes de aplicar o primeiro Shampoo que deverá retirar toda a sujidade dos pelos e promover uma limpeza profunda. Reutilize o mesmo Shampoo se necessário outra vez.

Utilizamos um Shampoo de Limpeza Profunda, à base de Raspa de Juá, que é rica em saponinas e combate caspas e seborréias, além de equilibrar a oleosidade dos pelos e ter propriedade anti-séptica.

Use uma escovinha para as partes com maior concentração de sujeira.

Utilize uma escovinha de dentes para crianças, com cerdas bem macias para limpar a carinha, ao redor dos olhos e na região das narinas.

Observe a coloração da água ao enxaguá-lo.

Enxágüe abundantemente para que não restem resíduos do produto.

3º - Caso ele possua cores diluídas, e principalmente se possuir muito branco, você pode fazer uso de Shampoo para pelagens claras, ou um Shampoo Branquinho, que removerá o amarelado da pelagem, devolvendo o branco natural.

Gatinhos brancos necessitam de banhos mais freqüentes com Shampoo Branquinhos, pois somente se manterão brancos com o uso regular destes produtos.

Novamente enxágüe muito bem !!!

Não use descolorantes em hipótese alguma, pois agridem grosseiramente o pelo delicado deles e quando se sujarem, você terá o dobro do amarelado, virando uma bola de neve sem retorno, e talvez não haja outra forma de consertar senão tosando-o.

4º - Faça agora uma hidratação intensiva com um produto à base de Óleo de Castanha-do-Pará, caso você perceba que a pelagem necessita de condicionamento. Caso não seja necessário, pule esta etapa.

A Castanha-do-Pará possui propriedades emolientes, hidratantes e lubrificantes, e portanto, é um excelente condicionador, proporcionando brilho, maciez e maleabilidade a pelagem, além de formar uma película protetora nos pelos.

Nosso gatinho recebeu a aplicação deste produto mesmo sem estar aparentando qualquer necessidade dele e você verá o efeito final.

Novamente proceda a retirada total do produto.

5º - Na região das orelhas, e principalmente nos pelos sob ela, nas região dorsal anterior a cauda e na própria cauda, é normal um excesso de oleosidade, decorrente do maior número de glândulas secretoras existentes nestas regiões.

Você pode fazer uso do Shampoo Antioleosidade nestes locais ou ainda no corpo inteiro, sem prejuízo de ressecamento da pele e dos pelos.

Enxágüe-o abundantemente !!!

6º - Escorra o excesso de água da pelagem antes de levá-lo para a toalha.

7º - Enrole-o numa toalha macia e seque-o bem. Aproveite este momento para massageá-lo delicadamente, ele irá adorar. Retire os chumaços de algodão e seque os ouvidos dele.

Envolva-o numa segunda toalha seca e macia. Repita o processo.

Você perceberá a diferença na secagem quando se utiliza duas toalhas.

8º - Agora vamos ao secador.

Utilize um secador de preferência não muito barulhento. Se você tiver um aparelho de linha profissional, ótimo, caso contrário, utilize um secador de cabelos. O importante é não deixá-lo secar sozinho, ou ao sol.

Primeiramente, seque sem pentes ou rasqueadeiras, somente com os dedos, até que os pelos estejam bem leves e livres da água.

Utilize um pente de dentes largos somente para soltar a pelagem, sempre com o secador ligado. Seque sempre no sentido contrário do nascimento dos pelos.

Aproveite estes momentos se secagem, para vistoriar cada cm da pele dele, observando manchas, irritações, caspinhas, falha de pelos e comunique o Médico Veterinário se perceber qualquer irregularidade. A pele deve estar integra no corpo todo.

Após a secagem completa da pelagem, use a rasqueadeira, somente nos pelos, nunca na pele, pois ela possui cerdas que se não forem muito macias, poderão machucar a pele do animal.

A rasqueadeira é utilizada para desfiar a pelagem do gatinho, permitindo que um maior volume se estabeleça. Use-a no corpo todo: dorso, adbome, cauda, pescoço, etc.

Tenha certeza que ele esteja totalmente seco, antes de finalizar a banho, livre de qualquer umidade por menor que seja, caso contrário voce poderá criar um ambiente muito propicio ao desenvolvimento de fungos.

9º - Seu gatinho está pronto. Limpinho, com uma pelagem maravilhosa, hidratada, solta com pele e pelos tratados com produtos hipoalergênicos e desenvolvidos especialmente para ele. Está pronto para receber todo seu carinho, pra dormir na sua cama e babar no seu travesseiro, e voce vai adorar !!!

10ª – Ahh e para finalizar, nada melhor que um perfume bem suave, com fragrâncias florais, refrescantes, orientais, cítricas ou amadeiradas, que deixarão seu gatinho perfumado por 3 dias, e você ainda poderá reaplicá-lo sempre que necessário, mantenho o banho por mais tempo, ou até o próximo banho dele.

Escolha 3-4 pontos do dorso do gatinho e 2 pontos no abdome e coloque o perfume diretamente na pele dele, não nos pelos.

Pronto !!!

Agora sim ele está perfeito !!!!

Nosso modelo foi o Silvester, um macho Brown Tabby & White, muito doce, e que colaborou demais para que pudéssemos mostrar a voces como banhar um Gato Persa em apenas 10 passos.

Com estes passos, o Silvester poderia participar de qualquer Show de Beleza em qualquer lugar do mundo !!!

Beijos e parabéns Silvester, pelo seu comportamento e colaboração !!!



Texto elaborado pela Dra. Sonia Soares
Gatil SpazioFellini
Visite-nos também no